Translate

domingo, 28 de fevereiro de 2016

CARNAVAL EM PODENCE - OS CARETOS




"Os Caretos representam imagens diabólicas e misteriosas que todos os anos desde épocas que se perdem no tempo saem à rua nas festividades carnavalescas de Podence – Macedo de Cavaleiros.

Os caretos e as outras máscaras que simbolizam a vida no campo, andam à solta pelas ruas da aldeia, chocalhando todas as mulheres solteiras que passam com chocalhos pendurados á cintura.


 
Origens

Pensa-se que a tradição dos Caretos tenha raízes célticas, de um período pré-romano. Provavelmente, está relacionada com a existência dos povos Galaicos (Gallaeci) e Brácaros (Bracari) na Galiza e no norte de Portugal.´

O Carnaval dos nossos dias , urbano ou rural, remonta, na sua origem, às antigas festas da natureza, às Saturnias romanas e as Luperciais celebradas em honra de Pan, o deus dos rebanhos.

Traje

O careto usa fatos às riscas, com capuz, de cores garridas, feitos de colchas com franjas compridas de  vermelha, verde e amarela. Carrega bandoleiras com campainhas e enfiadas de chocalhos à cintura. Da sua indumentária faz também parte um pau ou cacete.

Os Caretos usam máscaras rudimentares, onde sobressai o nariz pontiagudo, feitas de couro, madeira ou de vulgar latão, pintadas de vermelho, preto, amarelo, ou verde. A cor é também um dos atributos mais visíveis das suas vestes: fatos de colchas franjados de lã vermelha, verde e amarela, com enfiadas de chocalhos à cintura e bandoleiras com campainhas. Da sua roupa, faz também parte um pau que os apoia nas correrias e saltos. A rusticidade do ambiente é indissociável desta figura misteriosa.



Festa

A festa dos caretos faz parte de uma tradição milenar que é celebrada em Portugal no Carnaval.

Em Trás-os-Montes é celebrado em várias aldeias dos concelhos de VinhaisBragançaMacedo de Cavaleiros (especialmente Podence) e Vimioso, e no Alto Douro em Lazarim no concelho de Lamego.

Eu gostei muito da festa, as ruas ficam coloridas de alegria e de cores garridas. Aconselho-vos a ir!


Tito Berrones

1 comentário: