Translate

quarta-feira, 16 de março de 2016

A FESTA DA PÁSCOA


A Páscoa é a festa mais importante para os cristãos, na qual se comemora a Ressurreição de Jesus Cristo. 

A Páscoa encerra a chamada Semana Santa, que é a última semana da Quaresma - período de 40 dias, iniciado no dia seguinte ao Carnaval, e em que os cristãos vivem o jejum e renúncias aos hábitos da vida de todos os dias.

O dia da Páscoa foi estabelecido por decreto do Primeiro Concílio de Niceia, no ano de 325 d.C). 

Porque depende do dia de Carnaval (40 dias depois deste), o domingo de Páscoa é uma festa móvel, portanto, sem dia fixo, mas que habitualmente acontece entre os dias 22 de março e 25 de abril de cada ano.

A Páscoa é celebrada por várias culturas ocidentais e, de acordo com alguns historiadores, parece que já desde há milhares de anos, em que na região do Mediterrâneo (por exemplo, na sociedade grega) se festejava a passagem do inverno para a primavera, melhorando as condições de vida dos povos, sobretudo pela menor dureza do clima e pela maior produção de alimentos.

Para os judeus, a Páscoa significa o fim do aprisionamento feito pelo faraó, ou seja, a libertação do povo do Egipto da escravidão. Este acontecimento ocorreu aproximadamente em 1250 a.C..


A origem da palavra Páscoa



 A palavra Páscoa teve origem no termo do latim Pascha, que, por sua vez, deriva do hebraico Pessach Pesach, que significa “a passagem”.

É fácil de perceber: independentemente dos povos, cultura ou religiões que celebram a Páscoa, e das razões pelas quais a assinalam, esta está sempre associada à "passagem" para uma vida nova, ou seja, a momentos de mudança!


Símbolos da Páscoa                                                                       

A Páscoa é representada por símbolos muito diversos e com origens também diferentes. Alguns exemplos:
O coelho da Páscoa - está associado às comemorações feitas pelos povos antigos durante o começo da primavera; acreditava-se que o coelho representava a fertilidade e, portanto, significava o ressurgimento da vida;                                                          

O ovo da Páscoa - também está associado ao nascimento e, assim, a uma nova vida;
Os ramos de palmeira - são usados para decorar as igrejas nas celebrações da Semana Santa, como um sinal de "Boas-vindas a Cristo" (Semana Santa que começa com o Domingo de Ramos, em que se revive a entrada de Jesus em Jerusalém, ocasião em que os cristãos cobriram as estradas com folhas de palmeira, para festejar a Sua chegada);
cordeiro - este é  um dos símbolos mais antigos da Páscoa, lembrando a aliança que Deus teria feito com o povo judeu no Antigo Testamento. Naquela época, a Páscoa era celebrada com o sacrifício de um cordeiro. Para os cristãos, Jesus Cristo é " o cordeiro de Deus que tirou os pecados do mundo";


O Círio Pascal - é uma vela grande decorada com as letras gregas alfa e omega, que significam “início” e “fim”, respectivamente, e usada durante as missas da Semana Santa. A sua Luz representa a Ressurreição de Jesus Cristo.

Em 2016 a Páscoa vai ser celebrada no domingo 27 de março.
É este é também o pretexto para 2 semanas de férias escolares.
 Podemos concluir que a Páscoa é uma palavra pequenina, com muita importância e significado, ao longo dos tempos, e para muitos povos!


Páscoa feliz para todos

        

 Texto: Guilherme Bravo

Sem comentários:

Enviar um comentário