Translate

domingo, 20 de março de 2016

UM NÚMERO QUE É UMA LETRA OU UMA LETRA QUE É UM NÚMERO?


The Pi Song

Disto quase ninguém falou nas notícias, mas 14 de março foi um dia especial para os apaixonados da Matemática. É que dia 14 do mês 3 (março) foi dia mundial do π, a letra grega que representa o nosso “p” e que se lê “pi”. E esta letra, o π representa o 3,14... um número que tem uma espécie de magia, porque não acaba nunca,  por isso pus as reticências, para dar uma ideia de infinito!

Além dos matemáticos que há milhares de anos estudam o assunto, até já há computadores a fazer cálculos e cálculos e cálculos e o 3,14… continua por aí fora sem nunca se encontrar um fim ou uma lógica na sequência dos algarismos depois da vírgula. Podemos tentar completar com 50 dígitos, por exemplo, e fica assim: 3,1415926535897932384626433832795028841971693993751. Agora imaginem só contas em que Pi chega a ter milhões e biliões e triliões de algarismos e não acaba… 

Por isso, é melhor ficarmos pelo 3,14. Para já chega, ok?

Ora, o “pi” é o resultado de uma conta de dividir muito especial. Sempre que dividirmos o perímetro de um círculo pelo diâmetro, o resultado é 3,14 (e por aí fora com aqueles números todos e mais alguns). Sempre o mesmo resultado. Não interessa o tamanho do círculo: pode ser uma moeda, um prato, uma roda de bicicleta, ou mesmo um planeta. Por isso se diz que o π é uma constante. É caso único no mundo dos números e os matemáticos resolveram chamar-lhe assim, para ser mais fácil. Vem da palavra grega περίμετρος que significa “perímetro” e começa por “p”, ou seja “pi”, em grego. 

Agora por que razão foi escolhido o dia 14 de março para ser dia do “pi”? Este dia foi inventado por cientistas norte-americanos. Ora, nos Estados Unidos fala-se inglês (como no Brasil se fala português) e os ingleses têm a mania de dizer algumas coisas ao contrário. Não dizem carro verde, dizem "green car", não é? E com as datas também fazem o mesmo: nós dizemos o dia e o mês, por esta ordem; os ingleses dizem ao contrário. Ora 14 de março, para os ingleses é march 14 (já aprenderam, aposto), mês 3, dia 14, logo: 3.14 ou 3,14. Pi. 

Já está explicado o mistério da data. O deste número interminável que é fundamental para imensos cálculos que exigem grande precisão, como as viagens ao espaço, por exemplo, é um mistério que – em milhares de anos e com ajuda de super-computadores – nenhum homem conseguiu ainda descobrir, nem mesmo um super-cérebro como o do Einstein que, por acaso, nasceu a 14 de março! Mais uma razão para escolher a data para Dia Mundial do Pi.


Ana Luísa Galvão 

Encarregada de Educação



Sem comentários:

Enviar um comentário