Translate

domingo, 29 de janeiro de 2017


VISITA À QUINTA DOS SETE NOMES

Em Junho fomos a uma horta biológica em Sintra chamada ‘Quinta dos Sete Nomes’. Fomos recebidos pela Professora de Agricultura Biológica Isabel Castanheira, que nos fez uma visita guiada à Quinta.



Lá vimos como funciona uma horta biológica e aprendemos alguns termos novos, como por exemplo:

Banco de sementes –sementes férteis que são recolhidas das ‘plantas mãe’ e guardadas, para serem usadas na nova época de plantação. Isto acontece na agricultura biológica para não ser preciso usar sementes que são modificadas para não se reproduzirem.

Vermicompostagem – minhocas que transformam restos de plantas, cascas de fruta, legumes em adubo muito fértil e saudável. É “cocó” de minhoca!

Vejam como construir um minhocário no site da Quinta dos 7 Nomes: 


http://viveirodaquinta.weebly.com/minhocario.html


Foodforest – as plantas gostam de estar em ambientes de sol e sombra diferentes e as suas raízes também comunicam quimicamente entre si, por isso, uma horta deve ter vários tipos de plantas diferentes e até algumas árvores.


Nesta quinta construíram lagos para terem animais como sapos, cobras,  libelinhas etc... que são predadores das pragas das cultura e assim não precisam de usar produtos químicos!

No fim ensinaram-nos a fazer ‘bombas de sementes’ para fazermos ‘agricultura de guerrilha’! ..... por exemplo uma ´bomba´de sementes de feijoeiro numa rotunda com um relvado!!!!


Vicente Mata


Sem comentários:

Enviar um comentário