Translate

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

PEQUENOS JORNALISTAS



  “Pequenos Jornalistas” é o blog dos alunos, pais e professores do 5º A da Escola Básica Dr. Joaquim de Barros. Mas, toda a comunidade educativa que queira colaborar no enriquecimento do nosso blog poderá fazê-lo entrando em contato com o Diretor de Turma.

Será dinamizado a partir das aulas de Cidadania e Assembleia de Turma e de Português, podendo serem feitas publicações em casa, de modo a facilitar a participação dos pais em postagens próprias ou dos seus educandos.

  As noticias que leiam num media e que queiram publicar, os acontecimentos da escola ou da sua vida que queiram relatar e os jogos, livros ou filmes que queiram recomendar, deverão reger-se por valores de cidadania, paz, amor, respeito, cooperação e justiça.
  Os conteúdos do blog serão, na sua essência, as coisas bonitas que acontecem todos os dias no mundo e nas nossas vidas, podendo assumir a forma de:
  • Divulgação de notícias positivas que os alunos tenham tomado conhecimento pelos media;
  • Postagens sobre acontecimentos da vida de cada um (viagens, situações com que se venham a deparar, ….);
  • Reportagens sobre visitas de estudos e outras atividades que ocorram na escola e na comunidade escolar;
  • Divulgação cultura, por texto, som, imagem ou vídeo;
  • Sugestão de atividades culturais;
  • Crítica de um livro, de um filme ou jogo;
  • Publicação de aprofundamento de um conteúdo abordado na aula e que tenha despertado curiosidade/interesse.
   Num mundo globalizante em que, em tempo real, se sabe o que se passou em qualquer canto do planeta e em que as crises, as guerras e a violência gratuita fazem a primeira página dos jornais, abrem o noticiário televisivo ou radiofónico e alastram pelas redes sociais, é importante,  para os jovens, aperceberem-se que também se passam coisas bonitas no mundo e serem eles a dar-lhe a relevância que deveriam ter.
 Acontecimentos que podem encontrar numa pequena noticia ou que ocorreu nas suas vidas e através deste meio desenvolver competências e valores sociais, tão arredados da sociedade contemporânea.
  Acredito que é a partir da transformação de cada um de nós que podemos construir um mundo melhor.
  Seja quais forem as escolhas que façam quando adultos, é importante que a solidariedade, a justiça e o amor não se manifestem pelo "poder" e o "ter" mas pelo "ser" e pela defesa de uma sociedade mais justa e fraterna.
   E com respeito pelo planeta!
David Gonçalves
Diretor de Turma do 5A


Sem comentários:

Enviar um comentário